segunda-feira, outubro 30, 2006

Visita ao passado

Este fim de semana fomos "esvaziar" totalmente a casa onde os meus pais moraram desde que se casaram, até há 3 anos atrás (e eu morei 25 anos). Já só restava na casa tudo aquilo que não precisamos no dia-a-dia, como caixotes e mais caixotes, louças e alguma mobília. Como a casa é alugada, chegou a altura de a deixar e "devolvê-la" à senhoria.

Juntou-se uma trupe e lá fomos nós. No meu antigo quarto estavam uma série de caixotes com coisas minhas: livros, bonecos, coisas da escola, roupa, tudo e mais alguma coisa. Tive que ver tudo, peça a peça, e decidir o que é que havia de guardar. Foi díficil, porque sabia que não podia levar tudo para minha casa (já nem sei onde guardar o que levei!). Por isso, houve muita coisa que eu olhei pela última vez, suspirei e atirei para os caixotes do lixo... Não foi mesmo nada fácil!!

Carreguei o meu carro todo e levei as tralhas lá para casa. Diga-se de passagem que aquilo parece um aterro sanitário. Caixotes, malas, sacos, quadros (que a minha irmã pintou), patins em linha.... na entrada e na sala, tudo cheio de pó!! Ainda não ganhei coragem para arrumar, faço-o no feriado.

Ontem à noite, sentei-me no sofá com o intuito de ver um pouco de Tv, quando olho para o caixote ao meu lado e vi que lá estavam os meus cadernos, os meus diários. Não são os diários convencionais, são tipo cadernos A5 que fui comprando. Lá registei tudo e mais alguma coisa. Desde rascunhos de cartas, desenhos, poemas, letras de músicas, testes das revistas, exercícios da escola (só em 2 cadernos), dedicatórias dos amigos. Tanto em inglês, como em português. Os últimos é que são mesmo tipo diário, onde escrevia tudo aquilo que me acontecia. Lembro-me perfeitamente que era tipo uma terapia, ajudava-me imenso a organizar as ideias.

De maneira, que os pus por ordem cronológica (desde 1994 a 2001) e comecei a ler um por um. Deu-me vontade de rir; vontade de chorar; de ficar perplexa porque já não me lembrava de muita coisa; de achar que era mesmo exagerada; de identificar muitos problemas dos dias de hoje; de ter percepção muito diferente de como as coisas foram acontecendo....

Com isto tudo fui para a cama eram quase 3h da manhã. Senti-me mesmo muito estranha. Se calhar havia coisas que devia ter guardado mesmo no livro. Trazer à tona coisas menos agradáveis que me aconteceram se calhar não foi boa ideia. Mas também me senti bem, porque a vida era bem mais fácil na altura, apesar de eu dramatizar imenso. Tinha cá uma personalidade!!

A frase que eu achei mais piada foi:

"Hoje o Chico apareceu lá na escola. Tem dentes amarelos."

E já agora, Ó mana, quem era o teu amigo Chico (outro) de quem eu achei um piadão ao início e depois de sair com ele achei que ele era chato??? Memórias com 11 anos... Esta cabeça já não é o que era...

Acho que vou recomeçar a fazer isso. Sinto o blog como um diário, mas nem tudo pode ser dito, certo? ;)

10 comentários:

Anónimo disse...

Quando me iniciei no mundo dos blogs, as pessoas me diziam que isso era um diário e, por isso, era coisa de raparigas.

Sinceramente, não liguei e criei um...
Sinto-me, muitas vezes, com vontade de ler o que em tempos escrevi para poder recordar, como tu.

E ainda bem que o blog tem a possibilidade de ter comentários.
Muitas das vezes, quando publicamos alguns temas é sempre bom saber a opinião de cada um.
Quem sabe se a nossa não muda?

Bjocas.

Fitinha Azul disse...

fantástico, também guardo alguns dos meus diários e tenho pena deles não terem grandes pormenores como "Hoje o dia correu tão bem!!" ou " Nunca mais vou esquecer o que o X me disse" (e não é que ESQUECI MESMO! Mas que raio disse o rapaz??!!)

;)
Beijocas

Anónimo disse...

k cromita...O meu sonho em pequena era ter uma casa com sotão para de vez em quando ir lá a cima e ver as coisas k por lá iam deixando...Sempre achei piada a esse tipo de sensações e volta e meia, lá encontro uma folha c/ algo escrito à muito tempo...Ainda encontro coisas escritas por nós...pela Emília (onde andas amiga?) e pela cátia, quando tinha a mania k conseguia escrever com a esquerda...lol

Beijokas boas, e sim, acho k isto funciona como um diário, mas menos privado, mas k nos permite privar de perto com uma pessoa com quem nao estamos todos os dias...o k sabe muito bem

Xuinha Foguetão disse...

Tb tenho essas coisas todas guardadas...
:)
Qd mudei de casa matei saudades.

Ri-me mt! :)

Beijocas e bom feriado.

Clara disse...

Dentes amarelos, boa recordação, essa, blargh!

Cria 1 blog paralelo, fechado (beta), só para essas coisas, é 1 idéia ;)

barbarayu disse...

eh eh mana!

eu também me fartei de rir com coisas que encontrei. e ainda mal cheirei os diários, eh eh

e qt ao chico... não faço a mínima. talvez qd ler os diários encontre alguma informação ;)

beijos e até logo

Eu disse...

é muito bom lembrar as coisas boas do passado.
Adoro reler os meus diários

nelsonmateus disse...

na minha mudança pra cá, pouco sobrou, mas o essencial esta cá. eu.

Anónimo disse...

SUSPIRO

eu já tive menos sorte.

passado mais ou menos 1 ano de estar aqui, a minha mãe ligou-me a avisar q íam tirar tudo do apartamento da figueira... e que iria jogar as minhas coisas fora... apesar de nunca lhe ter dito, até hoje me sinto um pouquinho chateada por causa dessa sua decisão... quer dizer, eu até entendo o lado dela, não ter lugar para arrumar, ou ter que gastar muito dinheiro para mandar para mim... mas precisava jogar TUDO no lixo?!

:(

Sara MM disse...

deve ter sido mesmo giro... mas demasiado forte, tb concordo!!!
há coisas que mais vale não "relermos"...

BJss aop chico! LOL